Outsourcing e inovação como alternativa de RH pós-pandemia

por Vanderlei Raffi Schiller | 21 de maio de 2020

O modelo de estruturas internas ou próprias de RH apresenta vantagens e desvantagens na gestão de pessoas e na operacionalização dos processos, dependendo do contexto. O mesmo ocorre com o modelo outsourcing (terceirização). Cabe a cada organização avaliar as necessidades, custos e os resultados do seu próprio modelo para definir o caminho, principalmente considerando o cenário pós-pandemia de reestruturação dos negócios.

 

Existem situações nas quais o outsourcing, ainda que parcial, é a opção mais eficaz, sob o ponto de vista de custos, aporte experiência, conhecimento, praticidade. O outsourcing pode ser uma alternativa para, até mesmo, complementar as funções das estruturas internas das organizações, como, por exemplo, em demandas pontuais ou recorrentes de recrutamento, evitando o crescimento das estruturas internas. Pode também viabilizar que pequenas e médias empresas implantem processos e práticas de RH de ponta, utilizando contratos de cargas horárias parciais, exatamente na medida das suas necessidades. Esse fator evita a baixa produtividade das estruturas internas e geração de custos não acessíveis.

 

A ruptura digital viabiliza oportunidades para repensar os negócios, as organizações e os processos de trabalho de forma acelerada. Com a pandemia, esse processo tornou-se uma forma de garantir a sobrevivência de muitos negócios e organizações de todos os portes. Operações tradicionais estão sendo reinventadas por meio de fluxos de trabalho mais inteligentes, utilizando automação, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), cloud e outras tecnologias emergentes, proporcionando simplificação e ganhos de escala. Para continuar relevante e crescer, as empresas devem evoluir constantemente para processos mais inteligentes e orquestrados, que levem em consideração todos os stakeholders:  acionistas, clientes, empregados, fornecedores e parceiros de negócios.

 

Mais do que nunca, para as organizações se reerguerem, os CEO’s, empresários, executivos de RH e outros líderes devem estar focados nas prioridades de seus negócios, nas decisões estratégicas e operacionais de impacto crítico. Precisam, portanto, estar “liberados” do gerenciamento de processos de suporte/apoio, que podem tomar um precioso tempo. As informações, os resultados e a melhor alocação de pessoas são cruciais para garantir alta performance nos negócios, mas não necessariamente todas essas demandas requerem investimento em estrutura própria.

 

 

A inovação será a regra no “novo normal“. Isso vai exigir modelos de gestão nos quais as capacidades e experiências das pessoas sejam combinadas a dados e tecnologia. Esses fatores serão determinantes para essa nova realidade de sobrevivência das organizações e o alcance do próximo nível. A HR Office está preparada para contribuir com seus clientes, na forma de suporte e operação especializada de processos estratégicos de RH.

 

A HR Office disponibiliza aos seus clientes soluções outsourcing modulares, desenhadas de acordo com as necessidades das funções de RH, utilizando processos modernos e tecnologia de ponta, alinhada com as inovações digitais.

Além do uso da Inteligência Artificial e softwares avançados na gestão de RH, a HR Office oferece o suporte de inteligência dos seus experientes consultores. Com tudo isso, a operação favorece a proatividade ao longo do ecossistema de gestão de pessoas, fornecendo insights, preparando cenários e apoiando decisões importantes, não somente a operação em si.

 

O impacto dos processos chave e estratégicos da gestão de pessoas pode ser potencializado com a implementação de modelos operacionais que trazem praticidade, fluxos inteligentes de trabalho que aumentam a agilidade e apresentam boa relação custo-benefício.

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