Programa Capacidade de Gestão
por Fábio Santana | 11 de agosto de 2020
O que é o Programa CAPACIDADE DE GESTÃO da HR Office?
É uma parceria de curto, médio ou longo prazo entre as empresas e a HR Office, baseada em um processo de melhoria que combina diagnóstico, aprendizagem e mentoria “mão na massa”. O Programa possibilita às empresas avaliar e evoluir sua eficiência de gestão, por meio de um mergulho em pilares que buscam encontrar dinamicamente o seu jeito diferenciado e único de fazer os resultados.
Por que utilizar o Programa?
O Programa permite às organizações, independente de porte ou setor, melhorarem a adequação dos seus processos e ferramentas de gestão aos conceitos aplicados em empresas consideradas de classe mundial, respeitando a cultura existente. O Programa é suportado por um modelo de referência que permite o nível de aprendizado global, mantendo o foco de estímulo local da organização, visando a obtenção de caminhos robustos para a geração de valor, ou seja, que tornem a organização mais competitiva e sustentável.
Como está estruturado o Programa CAPACIDADE DE GESTÃO?
Está estruturado de forma modular, tendo como marco inicial a etapa de DIAGNÓSTICO, em seguida a etapa de cálculo de MÉTRICAS para se estabelecer o QUOCIENTE DE CAPACIDADE DA GESTÃO que serão as bases para a formulação dos novos planos.
O processo de DIAGNÓSTICO almeja identificar o nível de maturidade da gestão da Empresa a fim de definir ações de melhoria de desempenho, em todos os aspectos da gestão do negócio. A entrega da etapa é conduzida por Especialistas da HR Office e ocorre com a listagem de eixos fragilizadores e propulsores do negócio, priorizando alternativas de aprimoramento da gestão e dos resultados da Empresa.
Ao final do Diagnóstico, é calculada uma MÉTRICA para determinar o QUOCIENTE DE CAPACIDADE DA GESTÃO da Empresa. Ela será determinante para apontar o grau de necessidade de implantação das medidas de melhoria da gestão, que podem envolver da elaboração de um simples Plano de Ação a um Planejamento Estratégico, ou ainda, ser o ponto de partida para uma profunda transformação organizacional ao longo do tempo.
Qual o modelo de referência do Programa CAPACIDADE DE GESTÃO da HR Office?
O modelo de referência possui 3 pilares formando o que a HR Office chama de SINGULARIDADE DE GESTÃO. Ele tem o objetivo de fortalecer as capacidades internas da Empresa, alavancando a competitividade de dentro para fora, em busca do seu jeito diferenciado e único de fazer os resultados, combinando:
-
ALINHAMENTO INTERNO: alinha as PESSOAS em torno do PROPÓSITO, VISÃO, ESTRATÉGIA, e da CULTURA da Organização, para gerar alta PERFORMANCE;
-
QUALIDADE DE EXECUÇÃO: Garante PROCESSOS DE GESTÃO efetivos, desenvolve as CAPACIDADES e estimula elevados níveis de ENGAJAMENTO, formando o “DNA” da CULTURA de RESULTADOS;
-
CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO: Cria um ambiente que favorece a GERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS, e assegura na governança mecanismos de AGILIDADE para implementação das MUDANÇAS, visando a ADAPTAÇÃO em tempo hábil.
Quais os TEMAS do modelo de referência do Programa?
Cada um dos PILARES do modelo de referência do Programa Capacidade de Gestão da HR Office é detalhado em TEMAS, em uma estrutura única e integrada para gerir o desempenho da organização.
Alinhamento Interno:
-
-
-
- Capacidade de Liderança
- Cultura Organizacional
- Direcionamento (Propósito, Visão e Estratégia)
-
-
Qualidade de Execução:
-
-
-
- Organização
- Pessoas
- Gerenciamento
-
-
Capacidade de Renovação:
-
-
-
- Gestão de resultados
- Aprendizagem e inovação
- Capacidade de mudança
-
-
Completa o modelo de referência, um ELEMENTO CENTRAL denominado Partes interessadas. Este ELEMENTO CENTRAL é estruturante e transversal. Partes Interessadas são todas organizações ou indivíduos que, de alguma forma Institucional, ou por força de lei ou involuntário, são afetados ou afetam a organização, tanto no nível estratégico como no operacional. Também são chamados de STAKEHOLDERS.
Para mais informações e para solicitar uma apresentação do serviço, . clique aqui e entre em contato.
Publicação realizada pelo consultor Fábio Santana
fabio.santana@hrofficeconsultoria.com.br